15 de julho de 2009

Help

Ajuda, help, помощь, ヘルプ, uma palavra que todos nós conhecemos mas só alguns a percebem.
Cada vez mais o ser humano tem medo de si próprio. Todos os dias somos praticamente incapazes de dar um passo em frente sem desconfiar de algo ou alguém.
Todos sabemos pedir ajuda, é tão fácil como dizer não.
Todos pedimos ajuda a Deus sem nunca lhe dar nada em troca, também pedi-mos ajuda aos outros mas quando é para dar o problema torna-se difícil de resolver.
Também não culpo ninguém pois isto deve-se ao problema de sermos pessoas desconfiadas, "porque ajudar quando eu próprio posso correr perigo!" ou "porque ajudar quando eu próprio preciso de ajuda!".
Há pouco tempo a Galp lançou uma campanha para as pessoas com carro pudessem dar boleia a outras com o mesmo destino. Acredito que isto tenha sido criado com a melhor das intenções e para ajudar o ambiente. Agora tenho as minhas dúvidas quanto a sua adesão pois acredito que muito poucas pessoas estejam dispostas a partilhar o carro com um estranho.
Mas eu não estou aqui hoje para falar de confiança mas sim de ajuda.
Um acontecimento que prova que as pessoas nem sempre sabem ajudar e o caso de Kitty Genovese que no dia 14 de Março de 1964 quando se dirigia para casa foi atacada por Winston Moseley que a esfaqueou duas fezes nas costas a mulher gritou "Oh my God, he stabbed me! Help me!". Vários vizinhos ouviram-na mas só uma mulher foi capaz de dizer "Let that girl alone!".
Winston Moseley fugiu e Kitty correu para dentro do prédio. Dez minutos mais tarde Winston voltou e esfaqueou Kitty novamente e de seguida violou-a, roubando-lhe 49 dólares e voltando a fugir novamente. Desde o primeiro ataque ate ele se ir embora tinham-se passado meia hora e ninguém fez nada ate que uma mulher chamou a polícia que dentro de minutos chegou ao local.
Kitty acabaria por morrer na ambulância a caminho do hospital.
Pelo menos 12 pessoas ouviram o pedido de ajuda e duas delas assistiram aos ataques mas só uma foi capaz de chamar a polícia.
É por isso que eu digo que todos nós conhecemos a palavra ajuda mas só alguns sabem percebe-la. É triste casos assim acontecerem mas isto acontece assim todos os dias seja com coisas mais graves ou mais insignificantes.

Para mais informações:
(http://en.wikipedia.org/wiki/Kitty_Genovese)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Back to Top